top of page

Biografia de Blaise Pascal


(Retrato de Blaise Pascal)

Era filho de Étienne Pascal, professor de matemática, e de Antoinette Begon. Perdeu a sua mãe com três anos de idade.Blaise Pascal nasceu em 1623 e faleceu em Paris, França, no dia 19 de agosto de 1662. era filho de Étienne Pascal, professor de matemática, e de Antoinette Begon. Perdeu a sua mãe com três anos de idade...Blaise Pascal nasceu em 1623 e faleceu em Paris, França, no dia 19 de agosto de 1662. Ele era filho de Étienne Pascal, professor de matemática, e de Antoinette Begon. Perdeu a sua mãe com três anos de idade Seu pai tratou da sua educação por ele ser o único filho do sexo masculino, oriente do seu juízo. Seu pai, por conta da genética, também era um prodígio, aos 11 anos escreveu um tratado sobre os sons, baseado nas suas experiências. Aos 17, inventou a “máquina aritmética”, que evoluiria para a máquina de calcular. Seu pai tratou da sua educação por ele ser o único filho do sexo masculino, orientando-o com vistas ao desenvolvimento correto da sua razão e do seu juízo. O recurso aos jogos didácticos era parte integrante desse ensino que incluía disciplinas tão variadas como história, geografia e filosofia. Foi um físico, matemático, filósofo e teólogo francês. Diante de tantos trabalhos criados por ele sua trajetória se deu, em boa parte, nos estudos do cálculo e das ciências. Ampliou a teoria de Torricelli sobre a pressão atmosférica, criou ramos da matemática como a geometria projetiva e a teoria probabilística e desenvolveu estudos sobre o cálculo infinitesimal ( , é um ramo importante da matemática, desenvolvido a partir da Álgebra e da Geometria, que se dedica ao estudo de taxas de variação de grandezas (como a inclinação de uma reta) e a acumulação de quantidades (como a área de baixo de uma curva ou o volume de um sólido). Onde há movimento ou crescimento em que forças variáveis fazendo produzir aceleração, o cálculo é a matemática a ser empregada) .

(Triangulo de Pascal, uma de suas invenções matemáticas)

Sua sobrinha avia sido curada de uma doença considerada incurável por conta disso Pascal passou a se interessar por questões religiosas, principalmente ligadas aos milagres, depois da cura .

Ele envolveu-se com o jansenismo, uma corrente de pensamento que difundia a ideia de que a razão era a “mãe das heresias”. Desde então, passou a ter uma vida reclusa, cultivando sempre a contemplação religiosa.

Obras importantes de Pascal: “Dedicatória a Monsenhor Chanceler Acerca da Nova Máquina Inventada pelo Senhor Blaise Pascal “(1645), “Novas Experiências Sobre o Vácuo” (1647), “Generatio Conisectionum” (1648),” Primeira Carta Circular Relativa à Cicloide” (1658) e “Oração para o Bom Uso das Doenças" (1659).


bottom of page